segunda-feira, 23 de março de 2009

Onde vamos no dia 29?

“Trata-se de uma das maiores quedas de água de Portugal. Uma barreira de quartzitos forma um enorme socalco, separando a zona granítica da xistosa, mais vulnerável à erosão. Por isso, o trabalho milenar da água cavou um desnível de quase 200 m, através do qual o rio Olo se despenha numa cascata deslumbrante. No topo das quedas, a montante, situam-se belas lagoas, muito procuradas de Verão.”
In Lifecooler



“Como que numa corrida desenfreada, os cursos de água das zonas mais elevadas do parque correm por entre gargantas e vales apertados. Alguns acabam parte do seu percurso em precipício, como é o caso da queda de água do Moinho de Galegos da Serra ou, como é mais conhecida nessas paragens, as Fisgas do Ermelo. Esta última, com um desnível vertiginoso de cerca de 250 metros e uma beleza singular, algo misteriosa, é o símbolo do parque, pelo que constitui uma das paragens obrigatórias para quem visita o Alvão pela primeira vez.”
In Rotas & Destinos



Percurso: 11 km

Dificuldade: Fácil

Saída: 8h00 (Parque de Estacionamento do Salão Paroquial de Perafita)

Sócios: 5 euros; Não sócios: 10 euros (inclui seguro, reforço energético, informação)

Inscrições até dia 27 de Março às 15h00

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um percuso que nos permitiu contemplar a beleza da cascata em todo o seu explendor e a verdejante paisagem desta bonita região. Muito bom!